Na Mídia

Musical “O BEIJO NO ASFALTO” abre a 12ª edição da FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dia 3 de junho

Musical “O BEIJO NO ASFALTO” abre a 12ª edição da FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dia 3 de junho

Ana Beatriz Figueras

abril 28th, 2016

No comments

 

Entre os dias 3 a 19 de junho, Angra dos Reis será palco para a maior festa do teatro brasileiro. Muito esperada pelos amantes do teatro, a FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra, será, talvez, a melhor e maior desde a primeira edição em 2004. A abertura acontece dia 3 de junho, 19h30 na tenda principal na Praia do Anil com capacidade para 1.500 pessoas com o musical O BEIJO NO ASFALTO de Nelson Rodrigues.

Essa 12ª edição do festival só foi possível com o fechamento das parcerias com o SESC Rio, Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, além dos patrocínios da Transpetro, BrasFELS e Universidade Estácio de Sá.

Serão mais de 50 espetáculos, dos quais 10 infantis, já selecionados. Destes, vinte são produções convidadas e outras 30 foram selecionadas através de inscrições no site da FITA (www.fita.art.br).

Duas tendas, uma de 1.500 lugares e outra de 500 serão montadas na Praia do Anil, além de um espaço especial do SESC Rio onde serão organizados debates, palestras e entrevistas com os atores e diretores, no formato, Papo com Artistas. Haverá sessões no Teatro Municipal de Angra que comporta 200 lugares.Estima-se que cerca de 1.500 artistas, técnicos, diretores e produtores passarão pela FITA nos 17 dias de evento.

– Foi uma luta. Muitos festivais e eventos culturais no Brasil diminuíram de tamanho ou foram adiados e até cancelados. Nossa produção está comemorando a retomada do evento que é um patrimônio de Angra dos Reis e de toda a classe artística que, sem dúvida, adora a FITA como todo morador de Angra. – diz João Carlos Rabello.

“O BEIJO NO ASFALTO”

Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, uma tarde no início da década de 60. Um homem na calçada perde o equilíbrio e cai na frente de uma lotação, que o atira longe. A primeira pessoa a socorrê-lo é Arandir. Ao se debruçar sobre o moribundo, este pede um último desejo: um beijo. Arandir o beija. E logo depois o rapaz morre.

O episódio é presenciado por Aprígio, sogro de Arandir e pelo jornalista Amado Ribeiro. O astuto repórter policial do jornal Última Hora vislumbra no acontecimento a possibilidade de estampar na primeira página do dia seguinte uma história de manchete bombástica: O BEIJO NO ASFALTO. Para isso, convence o delegado Cunha a ajudá-lo na coação de testemunhas e na comprovação de fatos que pouco terão a ver com a realidade. O que importa é vender jornal.

E assim, os dias subsequentes se tornam um inferno na vida do pacato Arandir, um jovem bancário recém-casado com a sonhadora Selminha. Namorados desde a infância, os dois moram ainda com a irmã mais nova de Selminha, Dália, e recebem sempre a visita do pai das meninas, Aprígio. Levam uma vida morna e feliz de uma família de subúrbio carioca.

Mas a partir da reportagem de capa no Última Hora, a masculinidade de Arandir é posta a prova publicamente. Os fatos se confundem com uma ficção rocambolesca e Arandir passa a sofrer com a maledicência moral que vem de todos os lados – da imprensa, da polícia, da vizinhança, dos colegas de trabalho. Até chegar ao ponto da própria família passar a acreditar mais no jornal do que nele.

FICHA TÉCNICA

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: João Fonseca

Trilha Original: Claudio Lins

Elenco: Claudio Lins, Izabella Bicalho, Gracindo Junior, Yasmin Gomlevsky, Claudio Tovar, Thelmo Fernandes, Jorge Maya, Janaina Azevedo, Ricardo Souzedo, Gabriel Stauffer, Pablo Áscoli, Juliane Bodini e Juliana Marins.

Classificação: 14 anos

Duração: 150 min. com intervalo

Gênero: Musical

Data: Dia 3 de junho de 2016 – 19h30 – Local: Tenda Principal da Praia do Anil

Fonte: Publikador.com

Comments are closed.